top of page

Dia Mundial de que Ambiente?


«O Dia Mundial do Ambiente vai ser assinalado esta segunda-feira em Portugal com acções que pretendem sensibilizar, nomeadamente as crianças, para a preservação da natureza e defesa da floresta».

Quando se pressupõe que são as crianças, gerações vindouras, que irão limpar o que andamos hoje a fazer ao nosso planeta, estamos a adiar o problema e a não lhe dar a importância que merece.

Dirão alguns que após o abandono do tratado de Paris por parte dos Estados Unidos, já pouco ou nada há a fazer, pois estes continuarão a poluir sem travão.

Pensar localmente e actuar globalmente parece esfumar-se nas acções irresponsáveis que teimamos em levar a cabo. Desculpados (ou não) por conjunturas.

Tudo deve começar em nós, em nossas casas, na educação dos filhos (quantas não são as vezes que são @s jovens estudantes que trazem - e bem - para casa práticas ambientais aprendidas na escola?), mas não deve terminar na organização, espécie de entidade abstracta em que as responsabilidades (limitadas ou não) ficam a modos que diluídas.

Não saber o que fazer dos resíduos, não ter atenções com os efluentes líquidos ou gasosos, gastar energia sem cuidados, não ter noção dos aspectos ambientais significativos (e seus impactes) da organização é uma imagem que, infelizmente, ainda perdura e (até) se multiplica.

Talvez para isso sirva o dia de hoje. Mas não o use para desligar o interruptor da luz que amanhã permanecerá ligada a consumir: Pense numa abordagem sistemática, numa inclusão do tema na sua estratégia de negócio.

Se não sabe por onde começar, use documentos de consenso e referência como a norma internacional ISO 14001, adopte práticas que levem à identificação do seu negócio como sustentável.

Talvez daqui a um ano esteja a comemorar ganhos para a sua organização, e para o planeta.

Já é tarde! Vamos lá.

Realces
Entradas Recentes
Arquivo
Siga-nos
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page