Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.
Hoje é Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho, que é também o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.
Vemos com frequência, em sede de auditorias de Responsabilidade Social, auditorias de Conformidade Legal e não só, que há uma generalizada falta de conhecimentos das necessidades das organizações relativas ao tema da Segurança e Saúde no Trabalho.
Mais grave ainda é quando estas organizações assinam de boa-fé contratos com empresas de Segurança e Saúde no Trabalho (e Medicina no Trabalho) que acabam por não cumprir, ou cumprir muito mal o seu papel. Se as organizações passam a responsabilidade (por desconhecimento e falta de recursos) para uma empresa terceira, como saberão se esta está a cumprir?
E notar que muitas das vezes as organizações entendem que é um assunto de «fiscalização» e que como ela não passou nos últimos 20 anos não vai passar...
A Segurança no Trabalho é acima de tudo uma responsabilidade no seu mais lato sentido. E temos mesmo que a trazer para o meio da confusão da produção, da aparente pacatez do escritório, para a deslocação casa-trabalho.
É que não é assunto que só aconteça aos outros...
Na mensagem que partilhamos aqui, há palavras fortes que convém reter:
«Mas assinalar este dia é sempre uma oportunidade. Oportunidade para relembrar todos aqueles que um dia se levantaram do seu leito, se despediram dos seus entes queridos – mulher, marido, companheira(o), filhos, mãe, pai, avós -, para mais um dia de trabalho e que já não regressaram a casa, simplesmente, porque morreram a trabalhar. Ou então porque ficaram tetraplégicos, sem um braço, uma perna, uma mão, um dedo…Estropiados para toda a vida.Oportunidade para relembrar todos aqueles que um dia receberam a notícia de lhes ter sido diagnosticado um cancro, simplesmente porque estiveram anos a fio expostos, nos seus locais de trabalho, a substância químicas que os condenaram a uma morte antecipada. E, pasme-se, na esmagadora maioria das vezes sem nunca terem suspeitado da relação da sua doença com o seu trabalho. Morrem sem nunca o saberem».
Pense nisso!
Pense Segurança!