"Burlas? Não sei o que são. Nunca na vida me confrontei com isso"
Algures na entrevista:
Alguma vez foram auditados? Recorremos à Deloitte em três anos intercalados para nos auditar as contas. Daqui para a frente vamos instituir auditorias anuais para evitar este tipo de problemas. E nós temos conselho fiscal, composto por três pessoas, tal como está previsto nos estatutos. Acabámos de ser certificados por uma norma europeia [ISO 9001:2008], que é das mais exigentes em termos de certificação da qualidade de gestão, sobretudo para as três grandes valências que temos: a creche, lar e o gabinete de apoio social. São justamente as áreas mais poderosas e onde nós temos maior nível de despesas. A CDL teve de profissionalizar-se, apesar de a direcção ser voluntária. Se Deus quiser, daqui a três ou quatro anos estaremos mais profissionalizados.
A norma referida não é europeia, mas internacional, emitida pelo organismo ISO (International Organization for Standardization) e não tem rigorosamente nada a ver com questões financeiras (nem tampouco ambientais, de responsabilidade social, de segurança laboral,...), porque - repare-se no detalhe - não é uma norma sobre a qualidade da gestão, mas sobre a gestão da qualidade...
A certificação referida significa (e muito bem) que o Lar, a Creche e o Gabinete cumprem com requisitos explícitos, implícitos e legais - nota: ligados aos serviços, que tem uma política da qualidade e que o sistema montado para atingir os objectivos que decorrem da referida política cumprem com os requisitos da referida norma, que pressupõe compromissos de cumprimento e de melhoria.
Trazemos aqui este post porque é por lapsos destes (e não estamos sequer preocupados de quem é o dito) e por antigos ditos que se transformaram em mitos que quem não sabe o que é a gestão da qualidade e certificação ISO 9001 acha que é um processo «burocrático e desnecessário».
Curioso é que como clientes não nos passa pela cabeça que o nosso automóvel não trave (ou não pegue à primeira), sendo que isso é resultado de uma gestão da qualidade que segue padrões similares à ISO 9001.
Fica o reparo.
Notar bem: não estamos a fazer qualquer juízo de valor ou insinuação em relação à peça em apreço que poderá ler na íntegra neste link: